segunda-feira, 12 de outubro de 2009

DOUTORES DA ALEGRIA

“A besteirologia deve ser aplicada diariamente até que o paciente não saiba mais como ficar triste. É remédio para a vida toda".

O Cineclube Mossoró estará exibindo dia 17/10, o documentário nacional DOUTORES DA ALEGRIA. Às 19:00h, com entrada gratuita. No Hotel Villa Oeste.

"Quando sair de casa, não esqueça a alegria dentro do armário".

Em 1986, Michael Christensen, um palhaço americano, diretor do Big Apple Circus de Nova York, apresentava-se numa comemoração num hospital, quando pediu para visitar crianças internadas que não puderam ir ao evento.

"Os Doutores da Alegria advertem: rir em excesso pode causar bem-estar".

Improvisando, substituiu as imagens da internação por outras alegres e engraçadas.

"A alegria é contagiante. Deixe que ela se torne uma epidemia".

Essa foi a semente da Clown Care Unit™, grupo de artistas especialmente treinados para levar alegria a crianças internadas em hospitais de Nova York.

"Para viver com alegria, a receita é retomar o bom-humor de 2 em 2 horas".

Em 1988, Wellington Nogueira passou a integrar a trupe americana.

"A felicidade não tem contra-indicações".

Voltando ao Brasil, em 1991, resolveu tentar aqui um projeto parecido, enquanto ex-colegas faziam o mesmo na França (Le Rire Medecin) e Alemanha (Die Klown Doktoren).

"Quando o seu sorriso se tornar uma surpresa para as pessoas, é hora de cuidar da sua personalidade".

Os preparativos deram trabalho, mas valeu: em setembro daquele ano, numa iniciativa do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em São Paulo (hoje Hospital da Criança), teve início o programa.

"De vez em quando esqueça aquele papo de manter os pés no chão, não tenha vergonha de ser ridiculamente feliz, sabendo que uma risada vale mais do que mil palavras".

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O Cineclube Mossoró está em posse de documentos inéditos sobre os conflitos no Oriente Médio e a militarização exagerada dos Estados Unidos. E estará exibindo gratuitamente esses documentos super-secretos neste sábado (10/10), às 19:00h. Com entrada gratuita.

Team America nos traz homens e mulheres de coragem, dispostos a destruir o mundo para salvar o mesmo, literalmente falando. Quando um ditador sanguinário resolve conquistar o mundo distribuindo armas de destruição em massa para terroristas, o grupo Team America resolve apelar. Eles convocam um ator da Broadway em ascensão, para que ele utilize seus dotes dramáticos e infiltre-se nos domínios do ditador coreano, o Kim Jong II. No meio de todo o desespero da equipe para salvar o mundo ainda nos depararemos com muitas cenas cômicas, destruição de algumas maravilhas mundiais para filmes-catástrofes nenhum colocar defeito, muita confusão e até cenas de sexo... entre marionetes.

O filme foi lançado comercialmente no ano de 2004, nos Estados Unidos. A sua criação saiu de uma das mentes mais inteligentes e sarcásticas que os Estados Unidos jamais gostariam que tivesse nascido, Trey Parker. Para quem não sabe ou lembra, Trey Parker é a cabeça responsável pela criação de South Park, os "Simpsons do mal", ou os "Rolling Stones dos Beatles".

O filme ainda traz participações especiais de: Michael Moore, Matt Damon, Ben Affleck e Alec Baldwin. Sendo que os mesmos são retratados de maneiras que ninguém nunca sequer imaginou.

Uma obra contagiante que ao mesmo faz uma crítica ácida e inteligente sobre todo o processo de invasão, tomada e destruição praticado pelo país de Obama em países menores.

O filme será exibido no Hotel Villa Oeste. Após a sessão todos estão convidados a permanecerem para o debate que se dá nos arredores da piscina do hotel.

(Jônatas Andrade)

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A FELICIDADE NÃO SE COMPRA

"Toda unanimidade é burra”, dizia o Nelson. Não deixa de ser uma grande verdade. A originalidade está cada vez mais rara. E nem é preciso entrar no campo da inovação para se obter dados ainda mais negativos. Mas se estivermos falando de algo original e inovador? E que marcou época, exatos 63 anos atrás.

O Cineclube Mossoró apresenta um clássico atemporal. Um daqueles filmes que são irretocáveis. Perfeitos como uma obra-prima necessita ser. Feito em 1946, A FELICIDADE NÃO SE COMPRA foi dirigido por um dos maiores diretores que o mundo já conheceu. Frank Capra.

O filme nos fala de George Bailey, um homem comum, que sonha, tem família e trabalha como qualquer homem honesto. É véspera do Natal e George encontra-se desiludido, ele perdeu sua fé. Então caminha a passos rápidos para seu suicídio.

Clarence é um quase-anjo, falta-lhe o principal, as asas, e há 220 anos. Deus entrega a Clarence uma missão, convencer George a não causar a própria morte. Então, valendo-se de toda vontade de se tornar um anjo de primeira classe, Clarence se desloca até a Terra para impedir George. Clarence dá uma grande oportunidade a George, mostra para ele como seria a vida em Bedford Falls caso ele não existisse. O que seria do seu irmão mais novo? Da empresa do seu pai? Da sua mulher? E o que seria da sua própria cidade e seus habitantes?

Uma história que mostra que existem pessoas altamente gananciosas, capazes de destruir e tirar do seu caminho qualquer empecilho para se tornarem ainda mais ricas. Mas também fala de como ter força e acreditar em algo, ou alguém, pode nos fortalecer ao ponto de nos mostrar os caminhos certos. Que uma vida simples pode ser bem mais interessante que uma vida cheia de regalias. Uma obra que nos mostra pessoas de fé, dedicadas e que tem no amor, uma possibilidade de recomeçar uma vida.

(Jônatas Andrade)

segunda-feira, 8 de junho de 2009

SIDEWAYS

“Uma garrafa de vinho é um ser vivo que reage ao mundo que lhe rodeia”.
Por um triste acaso, ou infelicidade das circunstâncias, o cinema nunca teve pretensões suficientes em mostrar um pouco mais sobre o vinho, ou mais ainda, sobre seus apreciadores, amantes, degustadores... Essa divina arte de poucos, e para poucos, será devidamente homenageada neste sábado, dia 13/06, às 19:00h pelo Cineclube Mossoró. Orgulhosamente faremos a exibição do filme SIDEWAYS – Entre Umas e Outras. Como sempre, ao fim do filme realizaremos o costumeiro debate sobre o filme e suas impressões causadas.
Jack (Thomas Haden Church) vai casar, e o mesmo não leva casamento a sério, assim como não leva a sério cada gole de vinho que prova. Para ele, qualquer um é bom, por isso não é de espantar que a sua visão para viagem de despedida de solteiro seja continuar a ter uma vida de solteiro, embriagando-se com a sua "capacidade" de sedução com qualquer mulher que lhe demonstre interesse. Por outro lado, Miles (Paul Giamatti), é um homem totalmente fracassado em todos os níveis. Divorciado, pouco atraente e sem inspiração para terminar um romance que anda escrevendo ele encontra escapatória no seu prazer e conhecimento de vinhos, usando tudo isso para fugir à sua própria realidade, recusando vivenciar algo mais. Quando Miles descreve com precisão cada um dos vinhos, ele demonstra que tem algum valor por poder dizer o que diz. Nesses momentos ele sente-se melhor, contudo, tudo isso é como ficar embriagado, pois rapidamente confrota-se e é para ele como estar ressacado.
Os dois grandes amigos partem em uma viagem através da Califórnia. Uma viagem enriquecedora para ambos. Moralmente e também amorosamente. Uma “aventura” cheia de altos e baixos, assim como a vida. Uma jornada que ficará marcada na mente de todos.
Um filme suave, doce, que nos satisfaz e deixa um sorriso no rosto. Enfim, fabuloso.
O filme é baseado em livro de mesmo nome e ganhou um Oscar, de Melhor Roteiro Adaptado. Tendo concorrido em outras quatro categorias.
O filme será apresentado na Sala Agreste do Hotel Villa Oeste.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

"V" DE VINGANÇA

Por Jônatas Andrade 

            Em 2006, uma das mais cultuadas graphic novels (romances gráficos) já criadas foi adaptada para o cinema. V de Vingança, criada por Alan Moore (Watchmen, A Liga Extraordinária, Lost Girls), teve produção dos irmãos Wachowski (Trilogia Matrix).  A obra original, em quadrinhos, começou a ser publicada em revistas mensais no ano de 1981, depois uma pausa. Apenas em  1989 que finalmente a obra foi concluída pela DC Comics.

            O filme, a ser exibido no dia 30 de maio, esse sábado, às 19h00min, no Hotel Villa Oeste, conta a trajetória de um certo “anjo vingador”, um homem escondido por trás de uma máscara (alusão ao real Guy Fawkes) que tem como único recurso a sua determinação em trazer a liberdade de país totalitário através do caos implantado. V, nosso anti-heroi, é um “ser” determinado, e fará o que for necessário para trazer o poder para o povo, acabar com o regime do ditador Adam Sutler (as semelhanças com Adolf Hitler parecem que não estão apenas relacionadas ao nome).Para isso, V acaba recrutando uma jovem revolucionária a ser treinada por ele, Evey. Juntos eles utilizarão todos os meios possíveis para implantar a anarquia nessa Londres totalitarista.


O Cineclube Mossoró terá a honra de apresentar esse exemplo de blockbuster que faz pensar, com conteúdo.

 Qualquer semelhança com a realidade não é pura coincidência...

 “Senhor Creedy, atrás dessa máscara há uma idéia, e as idéias são à prova de balas”.



domingo, 26 de abril de 2009

NA NATUREZA SELVAGEM

“Promovemos uma mercadoria e somos a mercadoria que promovemos” (Zygmunt Bauman – Vida Para Consumo).

Muitos se acomodam com a vida que tem. Outros apenas a vêem passar e se lamentam, mas nada fazem para buscar novos rumos. Christopher McCandless (Emile Hirsch), um jovem sonhador, quer mais da vida do que ela tinha reservado para ele. “Fugir” um pouco da sociedade cruel e minimizadora que o cerca. “Perdemos toda nossa saúde para obter dinheiro. Ao fim da vida, perdemos todo nosso dinheiro para ter saúde”

Intrigas, hipocrisias e consumismo exacerbado são coisas que Christopher abomina. Então, como (quem sabe?) último recurso para viver dignamente, longe dessa sociedade envenenada, ele resolve abandonar seu lar, abandonar sua família simpsoniana, e partir em busca de coisas que realmente lhe mostrem senão o sentido da vida, pelo menos uma razão pela qual viver.

Magistralmente dirigido pelo ator Sean Penn, Na Natureza Selvagem, é um filme brilhante. Poderíamos comparar o filme com as melhores obras literárias dos autores preferidos do personagem: Thoreau,Jack London, Kerouack. O filme é baseado em uma história real. A trilha sonora multi-platinada e premiada foi composta pelo vocalista da banda Pearl Jam, Eddie Vedder. O filme recebeu duas indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Edição.

Um pequeno grande filme que ficará marcado na memória de todos que o virem. O Cineclube Mossoró tem a honra de apresentar mais um jovem clássico. Um filme para todo o sempre. Depois de lotarmos a sessão passada (ÁRIDO MOVIE), chegou a hora de ousar um pouco mais. Exibiremos um filme mais desafiador, que vai contra a própria vida e contra a maneira que as pessoas não mais vivem, apenas sobrevivem. Não se arriscam.

O filme será exibido no próximo sábado, 02/05. Às 19:00h, na Sala Agreste, do Hotel Villa Oeste. Com o debate logo em seguida.

Lembrem-se: “A REVOLUÇÃO NÃO SERÁ TELEVISIONADA”

ÁRIDO MOVIE

Jonas (Guilherme Weber) trabalha com a previsão do tempo em uma rede de televisão de São Paulo. O assassínio de seu pai, Lázaro, interpretado pelo veterano Paulo César Pereio, obriga-o a voltar à sua terra natal. No entanto, Jonas, que imigrou para o centro-sul do Brasil ainda quando criança, não está habituado ao modus vivendi do povo nordestino e ignora que por trás do chamado que recebeu para volver às suas origens está a incumbência de vingar a morte de seu pai e salvaguardar a honra de uma família que parece não lhe pertencer.
Percebe-se, aqui, que o protagonista enfrenta, em momentos distintos de sua vida, as duas principais sinas do homem nordestino: a primeira delas, a emigração, a do indivíduo que abandona o chão onde nasceu por um motivo de força maior; e a segunda, a da obrigatória reparação às afrontas, cujas raízes estão tão bem fincadas no sentimento do povo sertanejo, que ainda é capaz de subsistir numa realidade completamente diversa daquela onde se originou.

O filme, segundo ‘longa’ do diretor Lírio Ferreira, que ficou conhecido por Baile Perfumado, obteve considerável reconhecimento da crítica em vários festivais que participou, ganhando 6 prêmios no Cine PE e o prêmio de melhor diretor no Festival de cinema brasileiro de Miami. Vale lembrar que o impagável Selton Melo, ainda com um quê de seu personagem em o ‘Auto da Compadecida’, faz parte do elenco.

O Cineclube Mossoró convida toda a comunidade mossoroense a assistir o filme, que será exibido às 19:00 horas, no Hotel Villa Oeste, dia 25 de abril. A entrada é franca.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

UM MUNDO PERFEITO


A quantidade de erros que cometemos nessa vida será proporcional a pena que vamos pagar no fim de tudo? Em um Mundo Perfeito, quais seriam as chances de obtermos felicidade?

O Cineclube Mossoró exibirá no sábado, dia 18/04, um filme emocionante, uma história de amizade que ultrapassa as barreiras da justiça e do crime. Clint Eastwood em grande forma depois da gama de premiações de “Os Imperdoáveis” nos apresenta um dos seus melhores filmes, o drama “UM MUNDO PERFEITO”.
O filme nos traz a trajetória de um astuto ladrão, Butch (Kevin Costner, em brilhante atuação) que foge de uma penitenciária e deseja muito ir para o Alasca e curtir uma boa vida por lá. O que Butch não esperava é que no seu caminho fosse aparecer o menino Phillip, um garoto que poderia muito bem ser um jovem Butch, uma criança com inúmeros sonhos e bastante curiosidade sobre a vida.

Juntos em uma inevitável aventura, os dois fugirão do policial durão interpretado por Eastwood, o Red Garnett. O filme foi feito no ano de 1993, mas mostra temas atuais como violência familiar, a vida de crime que quase nunca leva a lugar nenhum e principalmente a amizade e compaixão de pessoas de mundos totalmente diferentes.

O filme será exibido no Hotel Villa Oeste, às 19:00h. Ao fim do filme será realizado o costumeiro debate. A última sessão do Cineclube Mossoró foi o filme Estômago.

O Cineclube possui um blog (www.cineclubemossoro.blogspot.com), comunidade no orkut (Cineclube Mossoró) e também possui uma lista de discussão onde são debatidos os próximos filmes, sugestões, críticas e ideias em geral.

domingo, 29 de março de 2009

Premiações:

FESTIVAL DO RIO 2007 – Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Prêmio Especial do Júri.
FESTIVAL DE ROTTERDAM – Lions Award
FESTIVAL DE BERLIM – Seleção Oficial
FESTIVAL DE PUNTA DEL LESTE – Melhor Filme e Melhor Ator

Os prêmios acima são apenas alguns dos vários que o filme ESTÔMAGO anda ganhando em festivais nacionais e internacionais. O filme é relativamente novo ainda, lançado em 2007 o filme era o melhor dos longas quando Última Parada 174 acabou sendo escolhido para ser o representante do Brasil na disputa do Oscar de Filme Estrangeiro em 2009. Por questões financeiras, o longa acabou não sendo indicado já que não tinha o marketing que Última Parada tinha. Mas Estômago é anos-luz melhor.

Na vida há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato, nosso protagonista, descobre um caminho à parte: ele cozinha. E é nas cozinhas de um boteco, de um restaurante italiano e de uma prisão - o que ele fez para acabar ali? - que Nonato vive sua intrigante história. E também aprende as regras da sociedade dos que devoram ou são devorados. Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte - e eles sabem, mais do que ninguém, qual é a parte melhor.

Assim, o percurso de Nonato pela sociedade refaz o percurso da comida em nosso corpo. Deixo aos leitores as implicações desta metáfora.

O Cineclube Mossoró tem a honra de ser o primeiro cineclube do Brasil a apresentar ESTÔMAGO. A sessão ocorrerá no próximo sábado, dia 04/04. Às 19:00, no Hotel Villa Oeste. Como sempre, ao fim da sessão, ocorrerá o debate sobre o filme e outros assuntos que sempre vão surgindo. A sessão anterior, realizada no último sábado, dia 28/03, foi um completo sucesso. Nossa sala lotou e o cineclube precisou requisitar mais cadeiras para o público presente. Durante o debate diversas opiniões afloraram para enriquecer ainda mais a primeira sessão do ano de 2009 do Cineclube Mossoró.

Gênero: Drama.
Ano de Lançamento: 2007.
Duração: 112 minutos.

quinta-feira, 26 de março de 2009

FONTE DA VIDA

Qual o limite de erros e falhas permitidos? O quanto podemos realmente errar com a ciência? Com a religião? E com aqueles que amamos?
Os personagens do neo-cult, FONTE DA VIDA, vão aprender sobre seus limites da maneira mais difícil possível. Em tempos com filmes sem nada de criativo ou original, presenciar tão nobre espetáculo é ver que ainda existe vida inteligente no cinema, mesmo no americano.
O filme conta uma (ou três...) história de amor. Vivenciada por pessoas comuns em situações extraordinárias. Plasticamente perfeito, o filme conta com um orçamento bem abaixo do atual padrão hollywoodiano, mas e daí que tira suas forças para ser altamente original.
Possui uma trilha sonora de causar arrepios e aquecer o mais gelado dos corações. Tem na direção o responsável por outro jovem clássico, Requiem Para um Sonho. Uma das curiosidades é que inicialmente Brad Pitt e Cate Blanchett estavam cotados para os papéis principais. Os seus agentes por acharem o roteiro "magnífico demais" acabaram por tirar os dois da produção. Procuravam projetos menos complexos para "embarcar". O que só engrandeceu a produção já que entraram para ela a oscarizada Rachel Weisz e o multifacetado ator Hugh Jackman.
O Cineclube Mossoró exibirá o filme nesse sábado, dia 28/03. Às 19:00h. No Hotel Villa Oeste. Com entrada franca.
Ano de Lançamento: 2006
Duração: 96 minutos.