Jonas (Guilherme Weber) trabalha com a previsão do tempo em uma rede de televisão de São Paulo. O assassínio de seu pai, Lázaro, interpretado pelo veterano Paulo César Pereio, obriga-o a voltar à sua terra natal. No entanto, Jonas, que imigrou para o centro-sul do Brasil ainda quando criança, não está habituado ao modus vivendi do povo nordestino e ignora que por trás do chamado que recebeu para volver às suas origens está a incumbência de vingar a morte de seu pai e salvaguardar a honra de uma família que parece não lhe pertencer.
Percebe-se, aqui, que o protagonista enfrenta, em momentos distintos de sua vida, as duas principais sinas do homem nordestino: a primeira delas, a emigração, a do indivíduo que abandona o chão onde nasceu por um motivo de força maior; e a segunda, a da obrigatória reparação às afrontas, cujas raízes estão tão bem fincadas no sentimento do povo sertanejo, que ainda é capaz de subsistir numa realidade completamente diversa daquela onde se originou.
O filme, segundo ‘longa’ do diretor Lírio Ferreira, que ficou conhecido por Baile Perfumado, obteve considerável reconhecimento da crítica em vários festivais que participou, ganhando 6 prêmios no Cine PE e o prêmio de melhor diretor no Festival de cinema brasileiro de Miami. Vale lembrar que o impagável Selton Melo, ainda com um quê de seu personagem em o ‘Auto da Compadecida’, faz parte do elenco.
O Cineclube Mossoró convida toda a comunidade mossoroense a assistir o filme, que será exibido às 19:00 horas, no Hotel Villa Oeste, dia 25 de abril. A entrada é franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário