segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A FELICIDADE NÃO SE COMPRA

"Toda unanimidade é burra”, dizia o Nelson. Não deixa de ser uma grande verdade. A originalidade está cada vez mais rara. E nem é preciso entrar no campo da inovação para se obter dados ainda mais negativos. Mas se estivermos falando de algo original e inovador? E que marcou época, exatos 63 anos atrás.

O Cineclube Mossoró apresenta um clássico atemporal. Um daqueles filmes que são irretocáveis. Perfeitos como uma obra-prima necessita ser. Feito em 1946, A FELICIDADE NÃO SE COMPRA foi dirigido por um dos maiores diretores que o mundo já conheceu. Frank Capra.

O filme nos fala de George Bailey, um homem comum, que sonha, tem família e trabalha como qualquer homem honesto. É véspera do Natal e George encontra-se desiludido, ele perdeu sua fé. Então caminha a passos rápidos para seu suicídio.

Clarence é um quase-anjo, falta-lhe o principal, as asas, e há 220 anos. Deus entrega a Clarence uma missão, convencer George a não causar a própria morte. Então, valendo-se de toda vontade de se tornar um anjo de primeira classe, Clarence se desloca até a Terra para impedir George. Clarence dá uma grande oportunidade a George, mostra para ele como seria a vida em Bedford Falls caso ele não existisse. O que seria do seu irmão mais novo? Da empresa do seu pai? Da sua mulher? E o que seria da sua própria cidade e seus habitantes?

Uma história que mostra que existem pessoas altamente gananciosas, capazes de destruir e tirar do seu caminho qualquer empecilho para se tornarem ainda mais ricas. Mas também fala de como ter força e acreditar em algo, ou alguém, pode nos fortalecer ao ponto de nos mostrar os caminhos certos. Que uma vida simples pode ser bem mais interessante que uma vida cheia de regalias. Uma obra que nos mostra pessoas de fé, dedicadas e que tem no amor, uma possibilidade de recomeçar uma vida.

(Jônatas Andrade)

Nenhum comentário: