terça-feira, 28 de outubro de 2008

AS BICICLETAS DE BELLEVILLE.

As Bicicletas de Belleville
(Les Triplettes de Belleville)

Uma fantástica animação francesa do ano de 2003, que critica diversos elementos comuns da sociedade moderna, através de uma caricatura animada, contundente e mordaz.

A história de um garoto introspectivo e apático, transformado em um atleta de ponta devido à determinação e competência de sua avó portuguesa, que juntamente com seu fiel cão e com as inesquecíveis trigêmeas de Belleville, se envolvem numa aventura inusitada e cheia de ação.

Quase que sem falas, num criativo exercício de linguagem cinematográfica, esta película costuma despertar a platéia mais atenta para os riscos do exagero, seja de consumo ou de exercícios físicos; seja pela arte ou pelos jogos de azar; mas sempre com muito bom humor e altas doses de originalidade.

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e de Melhor Canção Original, As Bicicletas de Belleville é dos melhores desenhos animados já produzidos em todos os tempos, mesmo fugindo do padrão estético das grandes produções atuais.

O Cineclube Mossoró apresenta este clássico no dia 01/11/2008 (sábado) à partir das 19h no Hotel Villa Oeste, com pipoca, refrigerante e um sempre agradável debate ao final.


Ficha Técnica

Gênero: Animação
Tempo de Duração: 82 minutos
Ano de Lançamento (França): 2003
Site Oficial: http://www.lestriplettesdebelleville.com/
Estúdio: BBC Worldwide / Gimages 3 / Canal+ / Canadian Cable Industry / Canadian Television Fund / Centre Nacional de la Cinématographie / Cofimage 12 / France 3 Cinèma / Fonds Film in Vlaanderen / Les Armateurs / National Lottery / Procirep / RGP France / Production Champion / Société de Développement des Enterprises Culturelles / Téléfilm Canada / Vivi Film
Distribuição: Sony Pictures Classics
Direção: Sylvain Chomet
Roteiro: Sylvain Chomet
Produção: Didier Brunner e Viviane Vanfleteren
Música: Benoît Charest e Mathieu Chedid
Edição: Dominique Brune, Chantal Colibert Brunner e Dominique Lefever

Nenhum comentário: