sábado, 18 de outubro de 2008

FILHOS DO PARAÍSO


“Filhos do Paraíso” é uma obra prima do cinema iraniano que retrata com simplicidade a solidariedade entre os irmãos Ali e Zahra que precisam dividir o tênis de escola porque a sandália da irmã fora perdida por Ali (repare no desespero do menino ao se ver diante de tão insanável problema necessitando da cumplicidade e abnegação da irmã já que os pais nada podem saber a respeito).

A família humilde está à parte dos problemas das crianças e o pacto entre os irmãos tem como testemunhas apenas os peixes ornamentais do chafariz.

Em sua busca incessante, as crianças finalmente encontram o sapatinho mas não têm coragem de pedi-lo de volta porque talvez a nova dona necessite mais dele do que a própria Zahra. Depois de muitos percalços surge uma esperança na competição de atletismo promovida pelo colégio para o qual se premiará o terceiro colocado com um sapato e Ali promete a irmã que ganhará este prêmio. Vale a pena conferir!

A viagem pelas ruas do Irã também se dá, em uma cena lindíssima, a bordo de uma bicicleta onde a paisagem contrastante entre pobreza e riqueza fica bem evidenciada. Impossível sair igual da sala de projeções depois de mergulhar no humanismo retratado neste filme.

Premiações:

- Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.- Ganhou o prêmio de Melhor Filme Asiático, no Festival Internacional de Cingapura.- Ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, no Festival Internacional de Newport.- Ganhou o Prêmio do Júri, o Grand Prix das Américas e o Prêmio do Público, no Festival Internacional de Montreal.

Ficha Técnica:

Título Original: Bacheha-Ye asemanGênero: Drama

Tempo de Duração: 88 minutos

Ano de Lançamento (Irã): 1997

Estúdio: The Institute for the Intellectual Development of Children & Young Adults

Distribuição: Buena Vista International / Miramax Films

Direção: Majid Majidi

Roteiro: Majid MajidiProdução: Amir Esfandiari e Mohammad Esfandiari

Direção de Fotografia: Parviz Malekzaade

Edição: Hassan Hassandust

Data e Horário da Exibição: 18/10/2008 - Às 19:00.

Nenhum comentário: