sábado, 18 de outubro de 2008

O QUARTO PODER

Jornalismo ou show business?

Um meio que veio para ajudar? Democratizar informações? Manipular a “massa”? Ou que veio para determinar o que é bom ou ruim para o mundo? Talvez um pouco de tudo isso. A imprensa (seja ela a mídia que for) veio para revolucionar. Desde Capote e seu “Sangue Frio” inaugurando o gênero narrativo-jornalístico ou Hunter S. Thompson e seu jornalismo “gonzo”, o quarto poder vem sendo fonte de informação precisa e muitas vezes imprecisa.

É aí onde entra a questão do sensacionalismo e a ética evapora consideravelmente. A expressão “espreme que sai sangue” parece uma definição concreta e correta do péssimo jornalismo praticado por alguns meios jornalísticos atuais. As informações nunca procedem, os dados são alterados e inocentes são transformados em produtos para um telespectador/ouvinte/leitor sedento pelas “notícias da hora”. Sedentos pela espetacularização do sofrimento, da pobreza, da fome e principalmente sedentos por algo que os tirem um momento sequer do sedentarismo que vivem. São acéfalos sendo conduzidos por acéfalos manipuladores.

Sam Baily é um pai de família, trabalhador e que ganha seu dinheiro honestamente, quando o ganha. Certo dia, endividado recebe uma ligação da esposa que diz que precisa urgentemente de dinheiro para pagar as despesas. Sam não possui o dinheiro. A solução de Sam é tomar como refém a diretora do museu onde trabalhava até ser despedido. Péssima escolha. Um grupo de crianças acabara de adentrar ao recinto. Para dificultar ainda mais as coisas ele acaba acidentalmente disparando sua arma contra um colega de profissão e melhor amigo. Um homem negro.

Essas informações são basicamente tudo que Max Bracket, um repórter sem escrúpulos que estava no local para fazer uma pequena reportagem, precisava para produzir a matéria da sua vida. Dar vez e voz a um homem desesperado, pai de família e trabalhador. Bracket irá focar todas as luzes para Sam e toda sua triste jornada, Sam será uma marionete controlada por Max. E cria-se um espetáculo. E quem irá decidir que destino terá cada um será o telespectador. Jornalismo ou show business?

O Cineclube Mossoró e o Hotel Villa Oeste promovem a exibição de um filme polêmico, angustiante e questionador. “O Quarto Poder” tem em seu elenco duas estrelas, John Travolta e Dustin Hoffman. A direção fica por conta do grego Costa-Gavras.

Ficha Técnica:
Título Original: Mad City
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 114 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1997
Faixa Etária: a partir de 16 anos.
Entrada FRANCA.

Nenhum comentário: