quinta-feira, 10 de maio de 2007

Baile Perfumado

Released por Jônatas Andrade


Revisitando o acervo de filmes nacionais é possível constatar que filmes sobre o cangaço já existem aos montes. Baile Perfumado diferencia-se justamente por dar novo gás a esse tipo de película.

O nosso personagem principal dessa vez não é Lampião, nem Maria Bonita. E sim um mascate libanês amigo do Padre Cícero. Benjamin Abrahão (Duda Mamberti) é o homem que resolve desmistificar Lampião e ao mesmo tempo ganhar dinheiro com isso. Ele resolve então documentar a saga do cangaceiro e seu bando.

Benjamim Abrahão é que irá nos guiar por esse “árido movie”. Com suas imagens ele tentará nos mostrar o valente cangaceiro se mostrando pequeno diante das novidades que surgiam naquele tempo. Ora “cabra da peste” e hora passional. O libanês apenas não contava que a ditadura do Estado Novo iria atrapalhar seus sonhos.

O filme conta com as únicas imagens reais de Lampião ainda vivo. O que ficção e o que é real? Depois de assistir Baile Perfumado é difícil separar as partes.

O longa faz uso certeiro de metalinguagem e conta com uma mescla de imagens antigas ligadas à trilha sonora moderna conduzida entre outros pelo saudoso Chico Science.

Baile Perfumado foi feito na época de reestruturação do cinema nacional. Foi feito tempos depois do fim do Governo Collor quando a produção de filmes foi quase abandonada

Todo mito em cima de Lampião já foi debatido por muitos, chegou à hora de conferir uma nova visão, uma nova e inesquecível experiência visual e histórica.

LOCAL:

O filme será exibido na biblioteca Ney Pontes Duarte (antiga União Caxeiral) com ENTRADA FRANCA.

DATA E HORÁRIO:
O filme será exibido no dia 19/05, no auditório da Biblioteca Ney Pontes Duarte, às 19h30min com ENTRADA FRANCA.

PRÊMIOS:
- Ganhou 3 prêmios no Festival de Brasília, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Aramis Trindade) e Melhor Cenografia.
- Ganhou o prêmio de Melhor Pôster, no Festival de Cinema de Havana.

APOIO:

MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES
BIBLIOTECA NEY PONTES DUARTE
DECOM-UERN

O Cineclube Mossoró é uma entidade sem fins lucrativos que visa promover a cultura e o conhecimento através da exibição de filmes e debates que são realizados ao fim das exibições onde todos podem se manifestar.

2 comentários:

Unknown disse...

Fiquei surpresa ao saber da existência de um cineclube aqui em Mossoró!
Espero não perder mais essas sessões!
Parabéns pela iniciativa!

Patrick disse...

Cara Luciana, obrigado pela visita. A próxima sessão será no dia 02 de junho e o filme a ser exibido é o clássico "Ladrões de Bicicleta". Em breve, postaremos uma confirmação aqui no blogue.