terça-feira, 1 de maio de 2007

Narradores de Javé


A história é muito mais valiosa pelo que esconde do que pelo que mostra. O Cineclube Mossoró apresenta, no próximo dia 14/04 (sábado), Narradores de Javé, um dos maiores êxitos do cinema brasileiro recente.

Os habitantes do pequeno vilarejo de Javé são surpreendidos pela notícia de que o lugar está prestes a desaparecer sob as águas de uma usina hidrelétrica. A única saída para Javé, resolvem, é provar que o povoado possui importância histórica. Convencidos por um dos líderes locais (Nelson Xavier, de O Rei do Rio), os moradores decidem então recontar a própria história, supostamente composta de grandes feitos heróicos praticados por seus antepassados, fundadores da aldeia. Para tanto, serão obrigados a recrutar Antônio Biá (magistralmente interpretado por José Dumont, de A Hora da Estrela), um antigo desafeto de todos, e único morador alfabetizado do lugar. Acontece que cada habitante de Javé tem a sua versão particular da história, modelada por suas origens sociais, étnicas, e pelas próprias fantasias individuais, inerentes ao humano.

Dirigido por Eliane Caffé (Kenoma), Narradores de Javé discute questões ligadas à memória histórica e suas "verdades", flutuando entre as tradições oral e escrita. O filme recebeu o prêmio da crítica no Festival Internacional de cinema de Friburgo (Suíça, 2003), Prêmio Gilberto Freyre e sete troféus Calunga − filme, direção, montagem, ator (José Dumont), ator coadjuvante (Gero Camilo), edição de som e atriz coadjuvante (Luci Pereira) − no Festival de Cinema de Recife, prêmios de melhor filme do júri oficial e do júri popular e ainda o prêmio de melhor ator para José Dumont no Festival do Rio 2003, prêmios de melhor filme independente e de melhor roteiro no 30º Festival Internacional do Filme Independente de Bruxelas, na Bélgica, prêmio de melhor filme no VII Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, 2004, e ainda o prêmio de melhor filme de ficção no 5º Festival de Cinema des 3 Ameriques, realizado em Quebec, no Canadá, 2004.

A exibição ocorrerá pontualmente às 19h30, no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte. O Cineclube Mossoró cobrará, como entrada, uma taxa de manutenção no valor de R$ 1,00, que será destinada exclusivamente à cobertura dos gastos com as sessões e demais atividades do clube, sem fins lucrativos.

Os próximos filmes a serem exibidos pelo Cineclube Mossoró são: Pulp Fiction – Tempo de Violência (Quentin Tarantino, EUA, 1994), O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Jean Pierre Jeunet, França, 2001), Laranja Mecânica (Stanley Kubrick, Inglaterra, 1971) e Ladrões de Bicicleta (Vittorio de Sica, Itália, 1948).

As datas das próximas exibições ainda não estão confirmadas. O cronograma será definido nas próximas reuniões do Cinecluble, que estarão abertas à participação de quaisquer interessados. Para participar, basta comparecer à próxima reunião, que realizar-se-á no próximo dia 10/04, na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, às 19h30.

SERVIÇO:

Filme: Narradores de Javé (Brasil, 2003)

GÊNERO: Comédia

Direção: Eliane Caffé

Elenco: José Dumont, Nelson Xavier, Matheus Nachtergaele, Gero Camilo, Nelson Dantas, Luci Pereira.

Local: Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte

Data: 14/04/2007

Hora: 19h30.

Nenhum comentário: