quinta-feira, 3 de maio de 2007

Pulp Fiction - Tempo de Violência


O Cineclube Mossoró apresenta, em sua 4ª sessão, aquele que é por muitos considerado como o filme mais importante dos anos 90.

Em 1994, Pulp Fiction – Tempo de violência, chegava ao Festival de Cannes como uma bomba, para dali se espalhar pelo planeta e elevar o diretor Quentin Tarantino à condição de novo gênio do cinema. O "enfant terrible" chegava finalmente à vitrine do mundo e a Hollywood.

Baseado em referências à literatura pulp norte-americana e ao pop, Pulp Fiction apresentou um roteiro entrecortado e inovador, uma trilha sonora arrasadora (provavelmente uma das trilhas não-originais mais inteligentes de toda a história), desenterrou mortos como John Travolta (nisso, Tarantino se revelaria um especialista), apresentou ao mundo a nobreza e o talento de Samuel L. Jackson, a já antológica e ainda chocante cena da injeção, e ela, sua majestade Uma Thurman, tão linda e perigosa quanto uma Hattori Hanzo.

O resto é memória e lenda. A história de violência estilizada que envolvia gângsters, um boxeador, assassinos profissionais e viciados em drogas levaria de Cannes o seu prêmio máximo, a Palma de ouro, além de uma legião de adoradores no mundo inteiro.

Além da Palma de Ouro em Cannes, Pulp Fiction ganharia ainda o Oscar e o Globo de Ouro de melhor roteiro original e o prêmio de melhor ator para John Travolta no Festival de Estocolmo.

Antes de Pulp Fiction – Tempo de violência, será exibido o filme "Tarantino's Mind", curta-metragem sobre o processo criativo e o imaginário do diretor de Cães de Aluguel e Kill Bill vols. 1 e 2.

A sessão começa pontualmente às 19:00h, com entrada franca, no prédio da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, no sábado próximo, dia 05/05.

O Cineclube Mossoró é uma entidade sem fins lucrativos que visa promover a cultura e o debate cinematográficos em nossa cidade.

SERVIÇO:

Filme: Pulp fiction – Tempo de violência (EUA, 1994)

GÊNERO: Drama/policial

Direção: Quentin Tarantino

Elenco: Uma Thurman, Bruce willis, John Travolta, Quentin Tarantino, Samuel L. Jackson, Harvey Keitel, Tim Roth.

Local: Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte

Data: 15/05/2007

Hora: 19h30

Entrada: Franca

Nenhum comentário: