terça-feira, 1 de maio de 2007

Cinema Paradiso


Clássico italiano será o segundo filme apresentado pelo novo clube cultural mossoroense

No próximo sábado (31/03/2007), o Cineclube Mossoró apresentará, em sua segunda sessão, um dos maiores clássicos do cinema italiano, Cinema Paradiso. A exibição ocorrerá na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte e começará pontualmente às 19h30. Após o filme, que tem duração de cerca de 123 minutos, haverá discussão sobre o tema abordado.

A obra, escrita e dirigida por Giuseppe Tornatore, conta a história do cineasta Salvatore di Vita (Jacques Perrin), que volta à sua terra natal depois de trinta anos ausente por causa de um amor frustrado. Este retorno é marcado pela morte de Alfredo (Philippe Noiret), projecionista do Cinema Paradiso, que fez Salvatore se apaixonar pela sétima arte na infância, quando ainda era chamado de Toto.

O filme tornou-se célebre após receber diversos prêmios pelo mundo, entre eles, o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 1990. A atuação de Philippe Noiret lhe rendeu o BAFTA de Melhor Ator, e o garoto Salvatore Cascio, que interpreta Toto criança, recebeu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante.

Para esta exibição, o Cineclube Mossoró cobrará uma taxa de manutenção no valor de R$ 1,00, que servirá exclusivamente para cobrir os gastos com as sessões, já que o clube é uma instituição sem fins lucrativos.

Depois de Cinema Paradiso, o Cineclube exibirá Narradores de Javé (Eliane Caffé – Brasil, 2003), Pulp Fiction – Tempo de Violência (Quentin Tarantino – EUA, 1994), Laranja Mecânica (Stanley Kubrick – Inglaterra, 1971), O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Jean-Pierre Jeunet – França, 2001) e Ladrões de Bicicletas (Vittorio de Sica – Itália, 1948). As datas da exibição de cada filme ainda não estão programadas.

O cronograma deverá ser definido nas próximas reuniões do Cineclube, que são abertas à participação de qualquer interessado. Para fazer parte do clube, basta comparecer à sessão do dia 31 e ficar atento sobre a data e horário da próxima reunião.

Nenhum comentário: