segunda-feira, 16 de julho de 2007

11 de setembro

O Cineclube Mosoró tem um projeto especial, em gestação, sobre o 11 de setembro. Inicialmente, o plano é apresentar 5 sessões entres os dias 11 (terça-feira) e 15 de setembro (sábado). O objetivo é que as obras retratem diversas perspectivas dos acontecimentos e permitam a reflexão e o debate. A princípio, a proposta é que sejam exibidos os seguintes filmes, nesta ordem:

Terça, 11 de setembro
Filme: 11/9 (ou 9/11) dos irmãos franceses Jules e Gedeon Naudet
Sinopse: Em 2001, Gedeon e Jules faziam um documentário sobre o cotidiano de um bombeiro calouro em Nova York, quando foram surpreendidos pelos atentados. Com senso de oportunidade, coragem e câmera sempre ligada, eles fizeram os registros conhecidos mais impressionantes e trágicos do 11 de Setembro.

Quarta, 12 de setembro
Filme: 11 de setembro (11'09''01 – September 11th)
Sinopse: Projeto coletivo, com onze diretores de diferentes nacionalidades convidados a realizar curtas-metragens sobre o ocorrido com apenas uma orientação: seus filmes deveriam totalizar exatamente 11 minutos, 9 segundos e apenas 1 quadro (em alusão à data: 11/09/01)

Quinta, 13 de setembro
Filme: Paradise Now
Sinopse: Amigos de infância, os palestinos Khaled (Ali Suliman) e Said (Kais Nashef) são recrutados para realizar um atentado suicida em Tel Aviv. Depois de passar com suas famílias o que teoricamente seria a última noite de suas vidas, sem poder revelar a sua missão, eles são levados à fronteira.

Sexta, 14 de setembro
Filme: Caminho para Guantánamo
Sinopse: 10 de setembro de 2001. A mãe de Asif Iqbal (Afran Usman), um jovem de 19 anos, retorna do Paquistão anunciando que encontrou uma noiva para ele. Nove dias depois Asif segue para o Paquistão, para encontrá-la e também conhecer a terra de seus pais. Asif convida Ruhel (Farhad Harun), Shafiq (Riz Ahmed) e Monir (Waqar Siddiqui), seus amigos, para acompanhá-lo. Em Karachi, após 2 dias de viagens turísticas, eles vão rezar em uma mesquita. Lá ouvem de um líder local que o Afeganistão precisa de voluntários, o que faz com que sigam para Kandahar. Porém a cidade logo é bombardeada pelos americanos, como represália pelos atentados terroristas de 11 de setembro. Eles tentam retornar ao Paquistão, mas Monir desaparece e os demais são capturados pelas forças aliadas.

Sábado, 15 de setembro
Filme: Fahrenheit 11 de setembro
Sinopse: O diretor Michael Moore investiga como os Estados Unidos se tornaram alvo de terroristas, a partir dos eventos ocorridos no atentado de 11 de setembro de 2001. Os paralelos entre as duas gerações da família Bush que já comandaram o país e ainda suas relações com a família Bin Laden.

3 comentários:

Anônimo disse...

É um projeto até então, acredito eu, inédito em Mossoró. Vamos que vamos!!

Patrick disse...

Assim que a Internet estiver funcionando bem lá em casa vou providenciar as resenhas ("releases") dos filmes.

Anônimo disse...

no orkut, postei como EVENTO a data, horário, local, filmes e etc do projeto. Falta marcar com a biblioteca lá ainda né?