terça-feira, 19 de abril de 2011

Cineclube Mossoró exibe filme nacional




“Eles Não Usam Black-Tie” filme de Leon Hirszman

A classe operária retratada no cinema

"Eles não Usam Black-Tie" de 1981, foi o último filme de ficção realizado por Hirszman, que morreu em 1987, e teve sucesso internacional. O filme foi o grande vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza daquele ano.

Baseado na peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri, se passa na região do ABC, no início da década de 1980, momento em que o movimento operário estava em grande ascensão. “Black Tie” narra a história de uma família operária em que o pai (Gianfrancesco Guarnieri) e filho (Carlos Alberto Riccelli) trabalham como metalúrgicos de uma mesma empresa. O conflito principal do filme se dá durante uma greve realizada na empresa onde pai e filho trabalham. O pai participa ativamente da greve e o filho não aceita o movimento e fura a greve. O embate entre a posição contra a greve, representada pelo filho fura-greves e pró-greve, representado pela figura do pai, que recebe o apoio da esposa, interpretada por Fernanda Montenegro e até da namorada do filho, interpretada por Bete Mendes, é um dos pontos altos do filme que faz um retrato bastante fiel e sensível do movimento operário daquele período.


Leon Hirszman, ao lado de Glauber Rocha, é um dos principais representantes do cinema novo brasileiro, e ganhou a reputação de ser o principal idealizador e teórico do movimento.


Outros filmes de LEON HIRSZMAN


- Deixa Que Eu Falo e Pedreira de São Diogo

- ABC da Greve e Ecologia

- Deixa Que Eu Falo e Pedreira de São Diogo

- ABC da Greve e Megalópolis

Nenhum comentário: