terça-feira, 15 de março de 2011

O Cineclube Mossoró começa as atividades do ano com quase 100 pessoas no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania

Uma multidão sedenta por cultura e apaixonada por cinema se junta ao Cineclube Mossoró na sua sessão especial em homenagem à poesia

A primeira sessão do ano foi uma homenagem ao dia nacional da poesia e, em especial, a um dos grandes poetas latinos, Pablo Neruda. ‘O Carteiro e o Poeta’, película de 1994, dirigido pelo indiano Michael Radford levou neste simbólico 14 de Março quase 100 pessoas ao auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania.

Começamos a programação com a música e a poesia do cantor, compositor e poeta Genildo Costa, da vizinha cidade Grossos. Em seguida exibimos os curtas ‘O Poeta e a Bicicleta” dirigido por Thalles Chaves, Gustavo Luz e Toinha Lopes, que conta a história do poeta mossoroense Antônio Francisco e ‘O que é Cineclube’ que a partir de várias vozes da América Latina conhecemos um pouco da história do movimento cineclubista. Fizemos sorteios de alguns livros, gentilmente doados ao Cineclube, e por fim realizamos o debate, característica do movimento cineclubista, o estímulo ao debate pós-créditos. A seguir podemos conferir alguns comentários e depoimentos que se deram durantes e após o debate.

“O filme é um verdadeiro manual, sem regras, de como fazer poesia construído pelo simples e humilde Mário, o único carteiro da ilha, e pelo grande poeta Neruda. O filme permite nos balançar no balanço do mar de Neruda e Mário, diante das preciosas conversas e rimas entres os dois”, relata Adriana Vieira do Núcleo Organizativo do Cineclube Mossoró.

Comentando sobre a atividade, ainda na calçada da Estação das Artes, João Paulo, o jovem advogado da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares, fala que o evento foi muito importante para Mossoró, não apenas para a cena artística e cultural, mas para comunidade como um todo. “O Cineclube Mossoró se mostra a cada dia como um espaço alternativo e democrático de acesso à produção cinematográfica. É um espaço de resistência à massificação cultural, onde podemos através das películas não somente nos debruçar sobre a sétima arte, mas também fazer uma análise crítica de nossas interfaces, sejam estas, social, econômica ou até mesmo da nossa própria subjetividade. Parabéns aos e as cineclubistas, avant!” conclui João Paulo.

Ainda no debate pós-filme, Socorro Fernandes da Academia Feminina de Letras de Mossoró coloca que todo o filme foi bastante marcante, mas as palavras mais tocantes foi as de Mário, quando este questionado por Neruda, diz “mas a poesia pertence não somente a quem escreve, mas também a quem dela precisa”.

Foi uma sessão bastante marcante, inclusive para Romilson, um jovem adolescente, que atualmente mora na rua, e que nunca tinha conseguido entrar naquele auditório e ao final do filme falou para uma das organizadoras do Cineclube “eu nunca tinha visto um filme deste tamanho... eu gostei... ah eu lembro dessas cenas”, diz ele apontando para o encarte do filme.

Além do debate alguns participantes, como Giovane Rodrigues, Mário Gerson e Socorro Fernandes declamaram poesias. Mário Gerson declamou um de sua autoria, que compôs ali mesmo entre o calor do auditório, das pessoas e das lágrimas de emoção causada pelo brilhante ‘O Carteiro e o Poeta’.

Seguiremos o ano com muitas outras sessões, que para muitas pessoas serão sempre especiais.

Disponibilizamos a programação das próximas sessões do Cineclube Mossoró, que acontecerá todos os sábados, já a partir do próximo, às 19h no Hotel Villa Oeste, na Avenida Presidente Dutra.

19/03 - R$ 1,99 - Um Supermercado Que Vende Palavras (próximo sábado)

26/03 - Má Educação

02/04 - Quero Ser John Malkovich

09/04 - O Segredo dos Seus Olhos

Para continuar acompanhando a programação do Cineclube Mossoró siga-nos:






Nenhum comentário: