segunda-feira, 12 de outubro de 2009

DOUTORES DA ALEGRIA

“A besteirologia deve ser aplicada diariamente até que o paciente não saiba mais como ficar triste. É remédio para a vida toda".

O Cineclube Mossoró estará exibindo dia 17/10, o documentário nacional DOUTORES DA ALEGRIA. Às 19:00h, com entrada gratuita. No Hotel Villa Oeste.

"Quando sair de casa, não esqueça a alegria dentro do armário".

Em 1986, Michael Christensen, um palhaço americano, diretor do Big Apple Circus de Nova York, apresentava-se numa comemoração num hospital, quando pediu para visitar crianças internadas que não puderam ir ao evento.

"Os Doutores da Alegria advertem: rir em excesso pode causar bem-estar".

Improvisando, substituiu as imagens da internação por outras alegres e engraçadas.

"A alegria é contagiante. Deixe que ela se torne uma epidemia".

Essa foi a semente da Clown Care Unit™, grupo de artistas especialmente treinados para levar alegria a crianças internadas em hospitais de Nova York.

"Para viver com alegria, a receita é retomar o bom-humor de 2 em 2 horas".

Em 1988, Wellington Nogueira passou a integrar a trupe americana.

"A felicidade não tem contra-indicações".

Voltando ao Brasil, em 1991, resolveu tentar aqui um projeto parecido, enquanto ex-colegas faziam o mesmo na França (Le Rire Medecin) e Alemanha (Die Klown Doktoren).

"Quando o seu sorriso se tornar uma surpresa para as pessoas, é hora de cuidar da sua personalidade".

Os preparativos deram trabalho, mas valeu: em setembro daquele ano, numa iniciativa do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em São Paulo (hoje Hospital da Criança), teve início o programa.

"De vez em quando esqueça aquele papo de manter os pés no chão, não tenha vergonha de ser ridiculamente feliz, sabendo que uma risada vale mais do que mil palavras".

Um comentário:

Cleide Arantes disse...

que dia foi de setembro que tudo começou? bjuss,
Cleide Arantes